O porquê do estado de pensamento económico actual
Uma história do pensamento económico onde se abordam as influências que grandes pensadores tiveram no modo como as sociedades se organizam e as pessoas vivem o seu dia a dia para produzirem e repartirem os bens e serviços que necessitam para subsistirem e legarem às gerações seguintes. Para perceber as razões porque actualmente vivemos como vivemos, teremos que viajar no tempo à procura das raízes que deram os frutos que agora experimentamos e determinam o modo como pensamos, agimos e interagimos uns com os outros.
Muitos dos conceitos e ideias que este livro aborda parecem ser recentes, mas como o leitor se aperceberá, tal não corresponde à realidade. Nesta viagem desde a antiguidade até aos nossos dias, os autores evidenciam que a humanidade desde muito cedo se preocupou com questões como a felicidade, a ética, o trabalho, a repartição dos rendimentos e da riqueza, os juros e a administração dos bens comuns entre outros tópicos fundamentais que determinaram o modo como as sociedades actuais estão organizadas.
Para economistas e não economistas, uma leitura que não exigindo grandes conhecimentos prévios sobre as matérias abordadas, conduzirá o leitor a (re)descobertas e reflexões que lhe permitirão tomar partido e formar a sua própria opinião sobre aspectos que determinam a sua vida e a dos que pertencem à sua comunidade.