É hoje geralmente aceite e cientificamente evidenciado que só através do conhecimento se pode evoluir para níveis mais elevados de desenvolvimento, tanto individual como de qualquer sociedade humana.
A relação da Universidade com outras instituições é uma relação biunívoca, dado que a Universidade pode transmitir conhecimento científico mas, por seu turno, as instituições e empresas transmitem o conhecimento empírico que traduz a realidade, o que permite uma interacção sinergética impulsionadora do desenvolvimento económico e social e científico. É dentro deste âmbito que o CARS se insere.
A inovação é, sobretudo, uma cultura necessária à transformação contínua da sociedade a fim de se ir caminhando para patamares cada vez mais elevados de bem-estar social e individual. E o conhecimento é o mais eficaz motor da inovação e, por conseguinte, da mudança pessoal e social.
Se a Universidade tem como objectivo principal a produção e transmissão de conhecimento, ela deve ser um instrumento determinante na sociedade em ligação com as instituições, públicas e privadas, para que o conhecimento seja eficazmente aplicado e assim a mudança se opere de modo eficaz e eficiente.
Na sociedade do conhecimento em que vivemos a existência de capital-saber é uma condição necessária para orientar as novas situações que emergem da vida social, dado o ritmo acelerado de mudança que caracteriza a sociedade hodierna.
Para que o binómio Universidade – instituições (empresas) seja eficaz, eficiente e conduza também à equidade como um dos valores fundamentais da sociedade humana, é necessário que a Universidade se adapte às necessidades da sociedade e essa adaptação só será possível se houver a colaboração activa com as instituições públicas e privadas da sociedade.
Essa colaboração será tanto mais fecunda através de um constante diálogo, aberto e flexível, de modo a atingirem-se os objectivos sociais ambicionados, mantendo cada uma a sua identidade própria.
Nesta perspectiva, a Universidade investiga para criar e difundir a ciência, e o seu contacto e interacção com as instituições e empresas do tecido produtivo e regulador dá-lhe uma visão de maior adequação à realidade, podendo fazer reajustamentos das suas linhas de investigação bem como e das matérias ministradas, a fim de contribuir mais eficazmente para a solução dos problemas sociais.
Por outro lado as empresas e outras instituições, nomeadamente as públicas, aproveitando o conhecimento científico produzido, conseguirão atingir os seus objectivos de forma mais eficaz e eficiente.
Dentro do objectivo da interacção com a sociedade, e em consonância com o espírito do processo de Bolonha, o CARS empenhar-se-á na prestação de serviços à comunidade, decorrentes da sua produção científica.
O CARS, como centro de investigação da Universidade Autónoma de Lisboa, pretende que os estudantes contactem, desde os primeiros anos, com a actividade de investigação, integrando-os no processo de criação e aplicação dos conhecimentos adquiridos, no sentido do desenvolvimento humano integral e aumentar as suas capacidades de integração no processo produtivo da sociedade.
A formação de recursos humanos será também uma das prioridades do CARS, como centro de investigação científica, nomeadamente através Mestrados, Doutoramentos e Pós-graduações.
Um dos objectivos do CARS é veicular a investigação para o desenvolvimento económico e social.
Arlindo Donário
(Presidente do CARS)