O livro “Economia” expõe as diversas divisões vigentes do ponto de vista da corrente neoclássica, sendo o livro apresentado assente numa análise a duas qualidades: a microeconomia e a macroeconomia.
A microeconomia é o ramo da ciência económica que estuda a formação de preços, a principal variável que orienta a alocação de recursos no contexto das economias capitalistas. Discute a funcionalidade dos mercados para garantir a organização e distribuição eficientes dos recursos ou fatores de produção que, por natureza, são escassos.
O seu foco de estudo particular é formado pelas características de uma miríade de mercados específicos, examinando o comportamento e a interação dos vários agentes económicos. A macroeconomia é o ramo da ciência económica que estuda o comportamento da Economia como um todo, tendo como alvos, e.g., o produto, o emprego, a inflação e o comércio internacional. Esta obra científica abraça igualmente a atuação do Estado nas suas várias funções, e.g., locativa, distributiva e estabilizadora da atividade económica e social.